quinta-feira, 25 de julho de 2013

Chaminé CEI, a primeira via de escalada de Niterói?


Por Leandro do Carmo

Possível local da Chaminé CEI
A história nem sempre é clara. Muitos fatos não documentados se perdem no tempo. Por vezes, descobrimos relíquias que passam despercebidas durante anos... Por que no montanhismo seria diferente?

Voltando a história conhecida, é fato que os primeiros relatos de conquista de vias de escalada em Niterói se deram com a da Agulha Guarischi, que fora, primeiramente, batizada de Agulha Itacoatiara. Segundo informativo do Centro Excursionista Carioca*, a idéia de conquistar a Agulhinha nasceu de um acampamento que fizeram na praia de Itacoatiara, em 2 de setembro de 1951. Ao todo, foram 11 investidas e 37 grampos em cinco anos, sendo finalizada em 20 de outubro de 1956. Essa foi a 8ª conquista do Clube e a primeira em terras niteroienses.

Voltando um pouco mais no passado, podemos considerar a fundação do Centro Excursionista Brasileiro como um marco para montanhismo nacional, pois antes dele, as conquistas eram pontuais. O CEB organizou a atividade excursionista, promovendo o esporte e incentivando a criação de outros clubes. Porém, uma lacuna de quase 37 anos entre 1º de novembro de 1919, data de fundação do CEB, e 20 de outubro de 1956, finalização da conquista da Agulha Guarischi, se formou na história do montanhismo fluminense. Será que nesse período, tendo sido inaugurados dezenas de clubes, inclusive um em nossa cidade, e tendo vários pontos com potencial de escalada, as montanhas de Niterói não tiveram conquistas?

Essa foi uma pergunta que sempre me fiz e nunca havia lido nada que pudesse elucidar minhas dúvidas. Porém, como disse no primeiro parágrafo do texto: “muitos fatos não documentados se perdem no tempo...” Foi aí que me deparei com alguns informativos do extinto Centro Excursionista Icaraí. Apesar de poucos, já dava para se ter uma noção de como se organizava o esporte nas terras fluminenses. Várias atividades eram propostas e algumas em parceria com o próprio CEB.

Mas uma me chamou a atenção. Estava marcada para o dia 10 de março de 1940, conforme abaixo:

DIA 10 – MORRO DO CANTAGALLO
Niterói – Montanha com pequenos lances de escalada, sendo a principal pela CHAMINÉ C.E.I. Excursão que irá relembrar uma das primeiras feitas pelo nosso club. Novos caminhos serão traçados, assim como será feita a procura de um novo roteiro para Itaipú.

Mas o que é que isso tem de importante? Estamos falando de 10/03/1940, ou seja, 16 anos antes da conquista da Agulha Guarischi!!! O texto deixa bem claro que era uma via de escalada e que já era frequentada.

Já havia estado lá há alguns dias atrás e depois de ler o texto do informativo, tive a certeza que a Chaminé C.E.I. é onde o André Ilha, Rodolpho Pajuaba e Rosângela Gelly conquistaram, em 1987,  a Chaminé Almas Penadas. Cheguei a essa conclusão pois o CEI descreve o local com "pequenos lances de escalada" e o lá não tem outra chaminé com essas características, pois a outra chaminé existente no local, é a Campello, tendo sido conquistada em 1957, pelo próprio CEC, porém um pouco mais complexa, tendo sido graduada em 3º IIIsup A1.

Além de todas a evidências físicas quanto ao local, o CEI fez questão de dar nome a chaminé, o que não aconteceu nos pequenos lances de escalada na trilha para o Alto Mourão, conforme descrição da atividade nos dias 15 e 17/03/1940, ainda neste mesmo informativo. Outro fato é que a Chaminé C.E.I não é o único nem o mais fácil acesso ao cume, então, escalá-la, era uma opção, o que reforça a tese de primeira via de escalada.

Não temos informação da linha exata da via, graduação, etc., mas fica claro, até que a história mostre o contrário, que a Chaminé C.E.I., é a primeira via de escalada de Niterói!

*Ano 61 - No 3 - Maio / 2007

Segue o informativo do Clube Excursionista Icaraí. Fonte: www.niteroiense.org.br



2 comentários:

  1. Legal seu texto, é muito interessante quando os documentos e registros ajudam a contar a história do montanhismo nacional...

    Fernando Urnau
    Asgem/FEMESC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom ! Parabens, super interessante o boletim, e a historia dessa escalda.
      abcs Leone

      Excluir

Comente aqui.