quinta-feira, 10 de abril de 2014

Escalada em Niterói - Córrego dos Colibris

Por Leandro do Carmo

Conheça também outros setores:


Escalada em Niterói - Córrego dos Colibris

Início da Trilha do Córrego dos Colibris
Ainda dentro do Parque, no começo do Engenho do Mato, é um setor com vias tranquilas, não muito repetidas. A parede possui muita vegetação em alguns pontos. Possuem as mesmas características, mais fácil no começo e crux mais pro final, são todas bem protegidas num padrão E2 de exposição, além do rapel ser obrigatório em todas as vias. O início da trilha fica no final da Rua do Engenho do Mato (Link para o google maps).

Para acessar as vias, deve-se pegar a trilha do Córrego dos Colibris e chegando numa cisterna, siga em frene pela esquerda da cisterna e quando chegar a uma grande árvore. Saindo pela esquerda dessa árvore, você acessa as vias Paredão Fogo do Inferno e Variante Irmandade Felina. Seguindo a esquerda da árvore e seguindo um leito seco de rio, chega-se a via Paredão Mabele Reis. As outras vias, segue-se a direita da grande árvore, seguindo por um discreto caminho de água.

Localização da Parede

Exibir mapa ampliado



Linha das Vias


Visão geral das vias. Fonte: www.niteroiense.org.br

VIAS

01 - Mabelle Reis, Paredão - 4  IVsup E2 D1 ------- + RELATO  + CROQUI
A melhor via do setor. Para chegar a base, deve- se seguir pela esquerda, passando a grande figueira ao final da trilha do Córrego dos Colibris. Bem acima, você deve ir ser aproximando da parede. Você verá um grande bloco a direita e os grampos bem ao alto. A primeira enfiada segue por um trecho mais vertical, com grandes agarras. Depois a via segue as mesmas características das vias do setor.

>>>> ATENÇÃO <<<< As vias 2 e 3 foram desequipadas em 2017 devido ao crescimento excessivo de vegetação.

02 - Fogo do Inferno, Paredão - 3  IVsup E2 D2 ------ + RELATO  + CROQUI 
03 - Irmandade Felina, Variante - 3º E2 ------- + RELATO  + CROQUI

04 - Aline Garcia, Paredão - 3º IV E2 D2 ------- + RELATO  + CROQUI
Tem o início em comum com a Chuva de Guias. Ótima para quem está começando a guiar. O crux fica na última enfiada. Para acessar a base, siga reto depois de passar a grande figueira ao final da trilha do Córrego dos Colibris. Subirá um pouco mais para a direita até chegar a um costão. Verá a sequência de grampos. O início é bem fácil e há muitas bromélias em alguns trechos da via.

05 - Chuva de Guias, Paredão - 2º Vsup E2 D2 ------ + RELATO  + CROQUI
Tem o início em comum com a Aline Garcia. Ótima para quem está começando a guiar. O crux fica na última enfiada. Para acessar a base, siga reto depois de passar a grande figueira ao final da trilha do Córrego dos Colibris. Subirá um pouco mais para a direita até chegar a um costão. Verá a sequência de grampos. O início é bem fácil e há muitas bromélias em alguns trechos da via.

06 - Estela Vulcanis, Paredão - 3º VI E2 D1------- + RELATO  + CROQUI
Fica após as vias Chuva de Guias e Aline Garcia. A via segue bem tranquila com lances fáceis. Passa por umas grandes bromélias até chegar ao crux.

Coelhinhos Peludos - 3º
Essa via começa por outra entrada, devendo pegar o caminho para a Falésia do Peixoto. Segue por uma sequencias de grampos até entrar num diedro, protegido por móvel, ou seguir mais exposto até o fnal.

Fotos

Visão geral do Setor Córrego dos Colibris

Setor Córrego dos Colibris


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.