segunda-feira, 28 de julho de 2014

Escalada na Via Paredão Chuva de Guias

Por Leandro do Carmo

Escalada na Via Paredão Chuva de Guias

Local: Córrego dos Colibris / Parque Estadual da Serra da Tiririca
Data: 30/05/2014
Participantes: Leandro do Carmo e Stephanie Maia

Escalada Via Chuva de Guias


Via Paredão Chuva de Guias –  2º Vsup E2 D2 275m (croqui

Dicas: Para acessar a base da via, seguir a trilha do Córrego dos Colibris, quando chegar a uma cisterna de cimento, seguir para a direita, depois vira para a esquerda, Seguirá reto até uma grande árvore a sua esquerda, continuará um pouco e depois cruzará uma grande raiz de árvore, seguindo para direita, passará por um sistema de captação de água antigo e seguirá subindo para a esquerda. O começo é muito fácil, um costão, até o segundo grampo. Depois segue também muito fácil. O crux, Vsup, é no final, muito bom, mas terá que escalar em 2º para chegar lá. Em alguns pontos a via está bem suja. No verão o sol bate forte durante todo o dia. Vale a pena entrar bem cedo.

Relato

Continuando a minha “difícil tarefa” (ah se todo o problema fosse esse...) de ter que escalar no Córrego dos Colibris, pois como já havia falando antes, a Stephanie precisa escalar todas as vias do local para seu trabalho de mestrado, escolhemos a Paredão Chuva de Guias. Assim seguiríamos a ordem das vias da esquerda para a direita.

Escolhida a via era hora escalar! Marcamos cedo. Aproveitei para deixar minha mãe lá na entrada do Parque, em Itacoatiara, pois ela está fazendo do Curso Básico do CNM e seguimos para o início da trilha. Na semana anterior a Stephanie teve seu carro roubado, chegaram dois caras numa moto e apontaram uma arma para ela. Ainda bem que levaram só o carro, a gente vê tanta coisa absurda por aí... A escalada para ela já tinha dois objetivos: seu trabalho de mestrado e desestressar a difícil semana!

Bom... Então vamos lá!

Escalada Via Chuva de Guias
Chegamos ao início da trilha, fizemos a pequena caminhada e chegamos rapidamente a base da via. Eu já havia estado ali a um tempo atrás, quando o Parque organizou um mutirão de limpeza da trilha. Nos arrumamos, com muito menos mosquito que da outra vez e comecei a escalar. O começo é bem tranquilo, na verdade, praticamente uma caminhada, seguindo assim até quase o terceiro grampo. Fiz a parada e a Stephanie veio logo em seguida, sempre no ritmo: escala, para, bate foto, escala novamente, para... Mas estávamos lá para isso! Me preparei e segui para a próxima enfiada. Outra bem tranquila e sem problemas. O tempo estava agradável. Escalar durante a manhã tem suas vantagens. Se a via até agora não se mostrava muito interessante, o mesmo não se poderia dizer do visual. Uma bela vista se formava da Lagoa de Itaipu, Camboinhas, o Bairro de Itaipu, Pedra do Cantagalo, etc...

Depois de uma pausa para contemplar a paisagem, continuei escalando. Essa terceira enfiada já é um pouco mais difícil que as outras duas. Passei com muito cuidado em um lance, numa espécie de degrau entre as bromélias, mais para evitar impactar a vegetação. Mais um pouco acima, montei outra parada e a Stephanie logo chegou novamente. Continuei e fiz a quarta parada, a última antes do crux da via. Uma pausa para água e algumas fotos e segui para a melhor parte da via, assim eu esperava!

Escalada Via Chuva de Guias
Subi e cheguei na base desse lance. A parede ganhava verticalidade. Bem protegida. Os lances são em pequenas agarras, umas bem sólidas, outras passei torcendo para não quebrar. Venci o lance e segui até o próximo grampo, numa pequena diagonal para a esquerda. O grampo ficou distante, talvez tenha ficado mal acostumado pela sequência anterior. Tinha corda para ir até o final, mas resolvi parar ali mesmo e esperar a Stephanie subir, assim ficaria mais próximo dela no crux. Ela subiu e passou lance, deu uma descansada e continuou subir, ainda falei: “ Não cai aí não!” Bem no lance da diagonal, pois se ela caísse ali, iria em cima de uns cactos. Ela me respondeu: “Por que você foi falar isso!” Mas ela passou e chegou na parada. Mais uma enfiada curta e estávamos no cume, ou melhor, no final da via.

Aproveitamos para fazer um lanche, descansar e apreciar o belo visual. Nos preparamos para os intermináveis rapeis, acho que foram 9, não importa, foram muitos!!!! Terminamos e fomos para o Bananal, onde o pessoal do CNM ministrava a aula do curso básico. Mas antes disso, paramos na praia de Itacoatiara, onde comprei um sanduíche, afinal de contas já era hora do almoço! Fomos em direção ao Bananal, pegando a trilha da subsede do Parque e encontramos o pessoal por lá. Ainda ficamos mais um tempo antes voltar, acompanhando os futuros escaladores, inclusive um deles é a minha mãe, mas essa história vai ficar para um outro relato...


Valeu pessoal e até a próxima!!!!!

Escalada Via Chuva de Guias
Primeira Enfiada

Partindo para a segunda enfiada

Escalada Via Chuva de Guias
Flores do caminho

Escalada Via Chuva de Guias
Bem lá no alto

Escalada Via Chuva de Guias
No rapel

Escalada Via Chuva de Guias
Visual da Via


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.